Previsão de chuva em Salvador para primeira semana de 2024

A primeira semana de 2024 em Salvador prevê chuvas, conforme informações da Defesa Civil (Codesal). Os maiores acumulados estão previstos para quarta-feira (3) e quinta-feira (4), com estimativas de 20 a 40 mm/dia, enquanto os demais dias da semana deverão ter precipitações abaixo de 20 mm.

No interior da Bahia, até o dia 10, são esperadas chuvas moderadas a fortes devido a uma frente fria proveniente da região Sul do Brasil. Os acumulados projetados ultrapassam 200 mm, principalmente nas regiões do Extremo Sul, Sul, Sudeste, Centro-Norte e Oeste da Bahia, havendo risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também destaca, em seu boletim, que o início de 2024 trará chuvas para a Região Nordeste. Na primeira quinzena de janeiro, é esperada elevada umidade e ocorrência de chuvas em grande parte da região. Até o dia 15, um canal de umidade poderá se formar no centro-sul da Bahia, Maranhão e Piauí, gerando volumes expressivos de chuva, com acumulados variando entre 150 e 250 milímetros (mm).

Sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), contribuirão para pancadas de chuva no Nordeste, acompanhadas de rajadas de vento.

Apesar dos possíveis transtornos, esses sistemas também favorecerão a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.

Da redação do Acontece na Bahia