Presidente Bolsonaro zera impostos do botijão de gás, do diesel e manda direta para o presidente da Petrobras: “Vai ter consequência”

O Brasil despertou diante de uma decisão presidencial sem precedentes nesta sexta-feira (19). Dessa vez, o presidente Jair Messias Bolsonaro decidiu intervir em duas das reclamações mais recorrentes dos últimos tempos entre os cidadãos brasileiros.
De acordo com a decisão de Bolsonaro e da equipe econômica, a partir do mês de março o óleo diesel já estará isento de impostos federais. O presidente comunicou a decisão durante a sua live semanal. Segundo ele, isso não tem nenhuma relação com os caminhoneiros, mas tem a intenção de amenizar a recente alta dos combustíveis. Ele afirmou:
“A partir de 1º de março também não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses. Até para ajudar a contrabalançar esse aumento, no meu entender excessivo, da Petrobras.”
Além do diesel, Bolsonaro também interviu nos impostos do botijão de gás. O presidente decidiu zerar os impostos federais no produto, mas com um prazo diferente. Diante das recorrentes reclamações e com o botijão passando de R$ 90 em algumas localidades, Bolsonaro afirmou que os impostos federais sobre o produto serão zerados permanentemente. Bolsonaro explicou:
“Hoje à tarde, reunido com a equipe econômica, tendo à frente o ministro Paulo Guedes, decisão nossa, a partir de 1º de março agora, não haverá mais qualquer tributo federal no gás de cozinha, ad eternum,” Mas não é só isso.
Apesar da redução dos impostos federais no botijão de gás, Bolsonaro ressaltou que grande parte do encarecimento desse item se deve aos impostos federais, que chegam a corresponder a algumas dezenas de reais no preço final do botijão.
Uma direta
Além disso, Bolsonaro aproveitou a ocasião para mandar uma direta ao presidente da Petrobras. Em referência a uma declaração recente do presidente da Petrobras, Castello Branco, na qual Castello teria afirmado “não ter nada a ver com os caminhoneiros”, Bolsonaro disparou:
“Como disse o presidente da Petrobras, a questão de poucos dias, né: ‘eu não tenho nada a ver com caminhoneiro. Eu aumento o preço aqui não tenho nada a ver com caminhoneiro’. Foi o que ele(Castello Branco) falou, o presidente da Petrobras. Isso vai ter uma consequência, obviamente.”
Da Redação do Acontece na Bahia.
Tag(s): bolsonaro, combustível, Gás de cozinha.
Categoria(s): Nacional.
Comente: