Presidente Bolsonaro gera polêmica ao dizer em evento que comprar vacinas em 2020 seria uma ‘irresponsabilidade’

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais neste sábado (24).Uma declaração feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (23) durante evento em Belém do Pará, causou muita repercussão. Na ocasião Bolsonaro afirmou que comprar vacinas contra a covid 19 em 2020 ‘’seria uma irresponsabilidade do governo despender recurso para algo que ninguém sabia o que era ainda’’, disse.

Bolsonaro ainda voltou a elogiar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello que segundo ele ‘’fez o dever de casa’’.Uma das fabricantes da vacina contra a covid 19, a Pfizer, afirmou que ofereceu ao Brasil em agosto de 2020 cerca de 70 milhões de doses da vacina contra a covid 19, porém disse que não obteve resposta. Meses depois foi firmado um acordo no qual 100 milhões de doses do imunizante seriam distribuídos até o último trimestre de 2021 com uma antecipação pela empresa e prevista em contrato de 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer, sendo entregues até junho.

O chefe do executivo afirmou ainda durante o evento que excluídos os países fabricantes de vacinas, o Brasil figura entre os que mais vacina no mundo. Tendo como métrica o número de doses aplicadas a cada 100 habitantes, o Brasil ocupa o 56º lugar com 17,94 doses aplicadas para cada 100 habitantes.

Da redação do Acontece na Bahia