Search
Close this search box.

População pode ter acesso a até 65% de desconto em conta de energia em cidades de São Paulo

Nessa quinta-feira 29, uma boa notícia tem sido destaque entre a população. Isso, porque conta de energia poderá ficar até 65% mais barata em 24 cidades do estado de São Paulo.

Os consumidores da concessionária de energia elétrica Enel poderão usufruir de um desconto nas suas contas de luz utilizando a tarifa social de energia elétrica. O benefício, previsto em lei do governo federal, é concedido aos clientes residenciais de baixa renda, variando de acordo com o faixa de consumo da instalação, que é limitado a até 22- kWh. Quanto menor for o consumo, maior será o desconto, de acordo com a tabela:

  • Consumo mensal até 30kWh – 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
  • Consumo Superior a 220 kWh – 0%

Além do desconto, consumidores que utilizam da tarifa social são isentos da cobrança dos encargos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e Programa de Incentivo às Fonte Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA).

Adesão

Para ter acesso ao benefício da tarifa social é necessário atender pelo menos um dos critérios:

  • Família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social);
  • Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento requeira o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia.

O consumido tem que ir até ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou procurar a prefeitura para se inscrever no CadÚnico.

Para solicitar a tarifa social à Enel deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, fornecer código da unidade consumidora, o número de identificação social ou o número do benefício, além de apresentar o relatório e atestado, escrito por um médico, nos casos de famílias com uso continuado de parelhos. O benefício pode ser solicitado por meio do Call Center (0800 72 72 120) ou WhatsApp Lojas (11 94053-9491) na opção.

Atualização cadastral

Os clientes que já são beneficiários do programa precisam manter os dados atualizados para não perder o desconto na fatura. O recadastramento é obrigatório a cada dois anos ou quando houver qualquer mudança, como de endereço. Atualmente, mais de 680 mil consumidores da Enel contam com a tarifa social.

Da redação do Acontece na Bahia