Polícia alerta sobre “Homem Pateta” que induz crianças ao suicídio nas redes sociais

Jonatan Galindo é o codinome usado por diversos perfis nas redes sociais utilizando fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney. Eles tentam se aproximar de menores de idade no Facebook por meio de mensagens pertubadoras, que podem induzir ao suicídio.

“Este perfil faz o desafio para que o interessado envie uma mensagem privada e, em resposta, passa a enviar vídeos, textos, áudios e até a fazer ligação por vídeo ao vivo. Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio”, diz Fernanda Lima, delegada da Polícia Civil.

O Núclieo e Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça aconselha que os pais redobrem a atenção nesse momento da quarentena para o que as crianças estão vendo na internet. Além de observar eventuais mudanças de comportamento.

“Mesmo que seu filho seja adolescente, não é demais lembrar que você tem total responsabilidade pela garantia da integridade física e psicológica dele, portanto, monitore constantemente o que seu filho vê, lê, ouve, escreve ou assiste pela internet. Os criminosos sexuais usam diversas estratégias para se aproximar das crianças e dos jovens, e podem aproveitar essa brecha até mesmo para obter informações sobre a rotina da sua casa e marcar encontros às escondidas para praticar os abusos”, completou a delegada.

Homem-pateta assusta crianças nas redes sociais, jonatan galindo

Categoria(s): Nacional.

Comente: