Search
Close this search box.

Paulo Guedes causa polêmica ao dizer que “o chinês” criou a covid-19 e que produziu vacinas com eficácias baixas

Uma notícia está sendo destaque nesta terça-feira (27). O ministro Paulo Guedes acabou causando polêmica durante o dia ao fazer uma alegação turbulenta. Durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), Guedes falou, sem saber que era gravado, que “o chinês” criou a covid-19 e ainda produziu vacinas de eficácia mais baixa do que aquelas desenvolvidas por farmacêuticas dos Estados Unidos, corroborando assim, para as teorias bolsonaristas de a China foi a criadora do vírus por interesse econômico.

“O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva que a do americano. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Os caras falam: qual é o vírus? É esse? Tá bom. Decodifica. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor que as outras. Então vamos acreditar no setor privado”.

Essa alegação, porém, já havia sido desmentida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que informou que o coronavírus não saiu de laboratório, e sim que era um patógeno de origem animal.

Um trecho reunião foi transmitida em redes sociais do Ministério da Saúde e foi interrompido após os ministros perceberem a gravação e as imagens não estão mais disponíveis.

 

 

Da Redação do Acontece na Bahia