Papa Bento XVI anuncia sua renúncia ao Pontificado

Roma, 11 fev (EFE).- O papa Bento XVI anunciou hoje que deixará o Pontificado no próximo dia 28 de fevereiro devido à sua ‘idade avançada ‘ e por sentir que lhe falta o vigor para seguir no cargo.

O papa, de 85 anos, fez o anúncio durante um consistório que foi celebrado no Vaticano para fixar as datas nas quais serão proclamados novos santos.

Explicou ao cardeais presentes em latim que tinha convocado este consistório: ‘não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja’.

O papa afirmou que ‘após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o Ministério petrino’.

Bento XVI, de 85 anos, acrescentou que é muito consciente que este Ministério, pela sua natureza espiritual, ‘deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também, e em não menor grau, sofrendo e rezando’.

O Bispo de Roma considerou que no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, (…) é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito.

Fonte: Msn Notícias.

Categoria(s): Internacional.

Comente: