Organização Mundial da Saúde explica como se proteger do Corona Vírus

Após a confirmação do primeiro caso de corona vírus no Brasil, é importante prestar atenção aos métodos de prevenção para se precaver e diminuir as chances de ficar doente. Pensando nisso, fizemos um compilado de cuidados baseados em informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde que são de utilidade pública.

Como se proteger?

Evitar colocar a mão em locais de risco

Locais como corrimãos de escada, botões de elevador e apoios de ônibus são pontos a serem evitados por causa da sua grande exposição ao toque de muitas pessoas.

Evite tocar as mucosas e lave as mãos frequentemente

Olhos, boca e nariz são regiões mais sensíveis à presença de agentes de contaminação, então deve-se evitar ficar passando a mão ou esfregando esses locais.Para uma limpeza eficiente a higiene das mãos deve ser feita com água e sabão.

Levar consigo um frasco com álcool em gel

Foi confirmado que o vírus é fragilizado na presença de álcool, então é uma ótima opção usar o álcool em gel para limpar as mãos.

Não compartilhar utensílios de de uso pessoal e nem talheres

Objetos de higiene pessoal como pentes e escovas não devem ser compartilhados. O compartilhamento de talheres também deve ser evitado.

Manter distância de pessoas que estiverem tossindo e espirrando com frequência

É importante manter uma distância de no mínimo 2 metros de pessoas que estejam apresentando sintomas repentinos como espirros e tosse, para evitar o contato com gotículas maiores de saliva e fluidos infectados.Se a pessoa estiver suando muito por conta de uma possível febre, é mais um fator de risco. Não vá a aglomerações, prefira locais arejados

O uso de máscaras

Máscaras devem ser utilizadas prioritariamente por pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse e espirros para evitar o contágio de outras pessoas e a propagação do vírus.

Ao notar a manifestação dos sintomas citados, procure assistência médica o quanto antes para que o caso seja tratado antes de se agravar.

Da Redação do Acontece na Bahia.