Obama diz o que realmente pensa sobre Lula e ele se nega a responder

Nesta quarta-feira (18), uma história envolvendo dois ex-presidentes gerou grande repercussão. Um deles é o ex-lider dos Estados Unidos, Barack Obama, e o outro é o ex-presidente do Brasil, Lula. Então, tudo começou quando Obama fez um comentário direto sobre Lula e falou o que achava dele. Porém, o petista se negou a dar uma resposta sobre as declarações. Mas afinal, o que aconteceu?

Alguns anos atrás, quando Lula estava no poder, uma frase de Obama repercutiu amplamente. Elogiando Lula, ele teria dito algo como “Lula é o cara!” Contudo, agora o ex-presidente americano fez duras críticas e não poupou palavras. Em seu novo livro, Obama fala sobre vários presidentes com quem teve contato e sobre a complexidade dessas figuras. Então, ao falar de Lula, ele reconheceu que teve uma boa impressão no início, que Lula era cativante e teve um grande papel no combate à pobreza no Brasil e no progresso econômico. Entretanto, Obama relatou que não sabia de todas aquelas de denúncias de corrupção em que Lula estava envolvido.  Por conta disso, Obama agora disse que Lula é comparável a um chefão do Tammany Hall, um grupo político dos Estados Unidos conhecido por abuso de poder e por escândalos de corrupção. Obama afirmou:

“Constava também que ele tinha os escrúpulos de um chefão de Tammany Hall e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões.”

Até o momento, Lula não comentou as declarações. Além disso, Obama também falou sobre Bolsonaro, mas foi breve. Por não estar mais no poder, ele disse que não conhece o atual presidente do Brasil, mas que enxerga semelhanças entre Bolsonaro e Trump.

Da Redação do Acontece na Bahia

Tag(s): , .

Categoria(s): Nacional.

Comente: