Museu paga R$450 mil para artista recriar obras e recebe quadros em branco

Um caso inusitado está sendo destaque nesta sexta-feira (01). Isso porque um museu da Dinamarca quer que o artista Jens Haaning devolva cerca de 534 mil coroas (R$ 450 mil) que lhe foi pago para recriar antigas obras de artes usando as cédulas. Acontece que ao invés de fazer o trabalho como foi solicitado, o artista entregou quadros com cédulas em branco, nos quais batizaram de “Pegue o dinheiro e fuja”.

O museu pretendia que o artista recriasse duas obras suas que representassem o salário anual na Dinamarca e na Áustria.”Ele mexeu com minha equipe de curadoria e também mexeu comigo um pouco, mas eu também tive que rir porque foi muito engraçado”, disse o diretor do museu na cidade de Aalborg à BBC.

Mesmo o diretor dizendo que Haaning precisa devolver o dinheiro, o artista afirma que ficará com a quantia. “A obra de arte é que eu peguei o dinheiro deles”, disse o artista. “Estimulo outras pessoas que têm péssimas condições de trabalho como eu a fazer o mesmo”, completou.

Mas a acusação do artista foi rebatida. “Acabamos de assinar um acordo com a associação de artistas dinamarquesa que aumenta o valor que os artistas recebem quando estão exibindo. Acho que Jens meio que quebrou o acordo”, disse o diretor.

 

Da Redação do Acontece na Bahia

Categoria(s): Destaque.

Comente: