Município e Estado realizam Dia de combate à Dengue nas escolas de Jacobina

 

Os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, tem sido uma preocupação constante dos governos federal, estaduais e municipais. Buscando uma forma de controlar o crescimento destes índices, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), lançou o Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde.

Nesta etapa, seis municípios baianos estarão executando o programa que acontece na próxima quinta-feira, dia 16. Jacobina participa da ação e durante todo o dia, prepostos da Secretaria da Saúde do Município estarão visitando as escolas, especialmente as turmas do ensino fundamental I e II, realizando diversas atividades.

O programa tem o objetivo de trabalhar a temática dengue nas escolas, a fim de buscar a adesão dos estudantes para que eles se familiarizem com o tema e percebam a necessidade de fiscalizar suas casas, bem como cobrar dos adultos um posicionamento atuante e responsável frente ao controle da dengue. Mais de 10 mil cartilhas com a temática da dengue, ilustradas com personagens da turma do Xaxado (quadrinho do calmonense criado em Jacobina, Antônio Luiz Cedraz), já chegaram ao município e serão entregues aos alunos durante a ação.

Para o secretário da Saúde do município, o sanitarista Ivonildo Dourado, “o programa vai funcionar como uma estratégia para ampliar a mobilização no município, trazendo a participação das escolas, crianças e adolescentes de forma ativa no processo”. Após a apresentação da cartilha, os alunos serão convocados a participar do faxinaço das escolas que estudas. Como atividade de casa será proposto que iniciem uma caçada ao mosquito buscando identificar em suas casas, ruas e bairros focos da dengue.

Ivonildo Dourado também explicou que os índices de infestação do Aedes Aegypti tem sido uma preocupação constante da Secretaria da Saúde do município. “Estamos realizando diversas ações de prevenção e combate à dengue, mas precisamos mostrando para a população que todos temos papel decisivo quando se fala de prevenir a doença”, disse. Com a ação do Dia D de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas, os organizadores pretendem atingir 8 mil crianças e adolescentes jacobinenses.

Fonte: Tamara Leal

Categoria(s): Regional.

Comente: