Morre Ray Manzarek, tecladista e fundador dos Doors

 

O tecladista Ray Manzarek, cofundador dos Doors com Jim Morrison, morreu nesta segunda-feira (20) em uma clínica em Rosenheim, na Alemanha, informa o Facebook oficial da banda. Ele tinha 74 anos e lutava contra um câncer na vesícula biliar. Ray estava acompanhado da mulher, Dorothy, e dos irmãos, Rick e James Manzarek.

A banda foi formada em 1965, após um encontro casual de Ray e Jim Morrison em Venice Beach. The Doors acabou se transformando em uma das mais controversas bandas de rock dos anos 60, vendendo mais de 100 milhões de discos ao redor do mundo.

Entre as principais canções do grupo estão L.A.Woman, Break On Through to the Other Side, The End, Hello, I Love You e Light My Fire. “Fiquei profundamente triste ao saber da morte do meu amigo e companheiro de banda”, disse o guitarrista Robby Krieger em um comunicado.

Em Venice Beach, os Doors
Raymond Daniel Manczarek Jr. Nasceu em Chicago, no Estado americano do Illinois em 12 de fevereiro de 1939. Descendente de poloneses, Ray cresceu na zona sul da cidade, e apesar de ter tido aulas de piano desde cedo, era o basquetebol sua paixão. Entretanto, quando tinha 16 anos recebeu um aviso de seu técnico: se não aceitasse jogar na defesa seria cortado da equipe. Ray deixou o time anos depois declarou que, se não fosse por esse últimato talvez ele nunca tivesse fundado os Doors.

No ínicio da decada de 1960, Manzarek era um aluno do curso de cinematografia da aclamada UCLA em Los Angeles. Foi lá que ele conheceu Jim Morrison, que estudava cinema. Foi nessa escola que Ray também conheceu Dorothy Fujikawa com que mais tarde se casaria e teria seu único filho, Pablo.

Fonte: Terra Notícias.

Categoria(s): Internacional.

Comente: