“Crianças com 9,10 anos não sabem ler, mas sabem até colocar uma camisinha”, afirma Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em declaração polêmica

Nesses últimos dias, a maioria dos ministros do governo Bolsonaro viraram manchetes em toda mídia. Pois suas falas, em muitas das vezes, traz situações desconexas da realidade. E nesta semana não foi diferente. Desta vez foi o ministro da educação, Milton Ribeiro. Durante uma aula magna na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele disse que crianças de 9 e 10 anos não sabem ler, mas sabem pôr um preservativo, gerando perplexidade nos professores e diretores presentes.

“Crianças com 9,10 anos não sabem ler, sabem tudo, com todo respeito as senhoras aqui presentes, sabem até colocar uma camisinha, mas não sabe que ‘b’ mais ‘a’ é ‘ba’, estava na hora de dar um basta nisso”, declara o ministro da Educação no vídeo gravado na aula magna, e que foi compartilhado muitas vezes nas redes sociais.

Segundo o portal Bnews, o ministro da Educação afirmou durante o seu discurso que temas relacionados a questões de gênero do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). E ainda de acordo com Ribeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) teria supostamente apoiado a sua decisão.

“Onde já se viu começar a discutir esses assuntos com crianças de 6 a 10 anos… Respeito a orientação de todos, mas a gente não tem o dever e o direito de violar a inocência de uma criança trazendo questões como ‘se você quiser ser homem é homem, se quiser ser mulher é mulher’, afirmou.

 

Da Redação do Acontece na Bahia.