Mandetta desiste de concorrer à presidência da República nas eleições de 2022

Uma decisão tem repercutido e gerado muitos comentários nesta quinta-feira (25). O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), afirmou que não pretende mais disputar a Presidência da República em 2022. Mandetta revelou seu posicionamento ao comando do União Brasil, partido político que será criado a partir da fusão entre DEM e PSL.

Mandetta disse na reunião com a direção do partido, que prefere concorrer a um cargo legislativo no Mato Grosso do Sul. O site Poder 360 havia informado anteriormente sobre a possível desistência de Mandetta das eleições em 2022.

Com a saída do ex-ministro da Saúde da lista de candidatos que disputarão as eleições no ano que vem, o União Brasil tem a liberdade de apoiar outro nome da chamada “terceira via”. O nome escolhido vai ter pela frente o ex-presidente Lula, que atualmente aparece na liderança das pesquisas eleitorais, seguido de perto pelo atual presidente Jair Bosonaro.

O presidente do PSL, Luciano Bivar, (que vai presidir também o União Brasil), disse que o partido tem a liberdade de optar por um desses nomes para a terceira via: o ex-ministro Sérgio Moro, do Podemos; o candidato do PSDB, que ainda espera definição de um nome nas prévias entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS); ou o MDB, que lançará a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS).

O partido ainda estuda a escolha de um nome, mas não descarta uma candidatura própria.”Estamos vendo quem aceitará efetivamente ser o candidato. Estamos considerando também outras candidaturas (de outros partidos), como a gente pode se agrupar, com o MDB, o PSDB e o Podemos”, afirmou Bivar ao Estadão.

Diante da saída de Mandetta da corrida presidencial, o União Brasil ainda não apresentou um substituto que tenha a intenção de disputar as eleições no ano que vem. O ex-juiz Sergio Moro fez sua filiação partidária no último dia 10 de novembro e já articula alianças com algumas legendas e tem procurado aproximação com União Brasil, Novo, Patriota, Cidadania e Republicanos.

Da redação do Acontece na Bahia

Tag(s): , .

Categoria(s): Destaque, Nacional, Politica.

Comente: