Mandetta desabafa sobre atual gestão: “Estão escondendo os óbitos”

No início dessa semana, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta fez desabafos e chegou até mesmo a ironizar algumas decisões recentes do governo. Segundo Mandetta, o governo tem focado em “esconder” algumas informações em virtude de outras.

De acordo com o portal Metrópoles, Mandetta afirmou que a apresentação dos dados sobre a pandemia mudaram, numa tentativa de esconder os óbitos:

“Só vi um protocolo de uso de cloroquina, feito por determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e colocado no Diário Oficial, e vi que mudaram a apresentação dos dados, que começaram a esconder os óbitos.”

O relato de Mandetta se encaixa bem no atual contexto, pois, há mais ou menos um mês, o Ministério da Saúde adotou a iniciativa dar destaque para o chamado “Placar da Vida”, que traz informações sobre o número de pacientes recuperados, dando muito mais enfoque nesses dados do que no número de vítimas, numa aparente tentativa de evitar falar sobre os mortos.

Ainda segundo o portal, o ex-ministro afirmou que o protocolo para uso da cloroquina é uma “chacota”. Além disso, própria Anvisa chegou a publicar uma nota desencorajando o uso do medicamento para o tratamento do Covid-19, porque os resultados de sua eficiência são inconclusivos.Contudo, isso não parece ter sido o suficiente para fazer o governo recuar nessa decisão.

Da Redação do Acontece na Bahia| Com informações do Metrópoles.|Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Categoria(s): Nacional.

Comente: