Maior nuvem de poeira do século pode atingir o Brasil em breve

Já pensou olhar pela janela ao acordar e ver a cidade tomada por poeira? Pois essa foi a preocupação que ocupou vários cientistas nos últimos dias. Tudo isso por conta de uma descoberta feita via satélite: foi identificada uma nuvem de poeira gigantesca se aproximando do continente americano, podendo chegar a diversos países, inclusive ao Brasil.

De acordo com uma matéria do BBC, a nuvem de poeira recebeu o nome de “Godzilla” em alusão a história do “maior monstro já visto”. Ela foi formada no continente africano, principalmente a partir das grandes dunas de areia do deserto do Saara. Os ventos elevam a areia a grandes alturas e as correntes de ar podem transportá-la por quilômetros, atravessando até mesmo os oceanos, como está acontecendo agora.

Ainda segundo o portal, o fenômeno não é incomum, mas o que se destacou dessa vez foi o tamanho descomunal da nuvem. Nessa semana, ela já alcançou o Caribe, na América Central, fazendo o governo emitir alertas para que a população se protegesse, pois a poeira pode causar problemas respiratórios e na visão. Estima-se que a nuvem continuará avançando nas próximas semanas, podendo chegar ao norte do Brasil.

Da Redação do Acontece na Bahia.

Categoria(s): Nacional.

Comente: