Um dos articuladores junto à Embasa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Maracás, que será inaugurado neste sábado (24), o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) aponta que este é o maior investimento do Governo da Bahia no Vale do Jiquiriçá.
Orçado em R$ 200 milhões, o sistema atenderá cerca de 100 mil pessoas no municípios de Itiruçu, Planaltino, Maracás, Jaguaquara e Lajedo do Tabocal, a partir da captação de água diretamente do rio Paraguaçu para entregar à população do semiárido baiano.
“Este é um sonho no qual poucos acreditaram, quando, lá atrás, apresentamos a demanda da população ao governo. É o maior investimento da história na região”, afirma Solla, que estará com o governador Jerônimo Rodrigues na inauguração do sistema, no sábado, em Maracás.
Para o parlamentar, a distribuição dos recursos hídricos em uma região historicamente afetada por longos períodos de estiagem leva não apenas dignidade à pessoa humana, mas também será vetor do desenvolvimento econômico destes municípios.
“É uma obra que fará muita diferença nas vidas das pessoas que sofriam muito com a falta de água nas torneiras, mas também um sistema que fomentará o desenvolvimento do setor produtivo e, por consequência, a geração de empregos”, avalia o parlamentar.
A operação do empreendimento vai permitir que a água captada no rio Paraguaçu, em Marcionílio Souza, seja bombeada por uma adutora de 30 quilômetros (km) até a estação de tratamento na localidade de Campinhos, em Planaltino.
De lá, seguirá por 92km a partir de uma adutora de água tratada até os domicílios das sedes de Maracás, Lajedo do Tabocal, Planaltino e localidade de Campinhos, Itiruçu e localidades de Upabuçu, Marialva, Lagoa dos Laços, Eucalipto e Tiririca.
Foto: Crédito Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Ascom