Maior árvore de pau-brasil do país é descoberta na Bahia: “Cerca de 500 anos de idade”

Nessa quinta-feira (9) a Bahia voltou a tomar as manchetes. Isso porque um segredo natural de séculos acabou descoberto. Mas afinal, o que aconteceu?

Tudo aconteceu quando um morador de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, aproximadamente a 750 Km de Salvador, encontrou uma árvore de pau-brasil gigante. Então, os especialistas foram averiguar a descoberta e tiveram uma grata surpresa. O pau-brasil encontrado tem entre 500 e 600 anos de idade e 7 metros de circunferência, o que faz dele o maior exemplar da espécie encontrado no país. Mas não é só isso.

De acordo com o botânico Ricardo Cardim, a árvore ultrapassou o recorde de um exemplar encontrado em 2018, que tinha 4,3 metros de circunferência. Ele explicou:

“Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos.”

Da Redação do Acontece na Bahia.

Tag(s): , , .

Categoria(s): Nacional.

Comente: