Mães e bebês participam de amamentação coletiva no MAM, na Zona Sul do Rio

Mães de várias partes do Brasil participaram de um “mamaço”, uma amamentação coletiva nos Jardins do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com os organizadores do evento, cerca de 600 mães participam do ato.

Vanessa Santos, mãe de Maria Flor, de 11 meses, veio de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, para participar do evento.

“Ela que traz a saúde e vai favorecer o crescimento dela e fazendo dela uma criança saudável”, explicou Vanessa, que tem um filho mais velho.

A atriz Maria Paula, madrinha da iniciativa, acredita que a amamentação é revolucionária e ajuda a criar laços afetivos com os bebês, desenvolvendo adultos capazes de dialogar e não reagir por meio da violência.

“Isso daqui muda o mundo. É a maior forma de transformação social. Para todas as mães acolherem os bebês com amor e com o sistema imunológico sarado”, destacou.

A causa da amamentação é antiga na vida de Maria Paula. Mãe de Maria Luiza, de 15 anos, e Felipe de 11, ela se orgulha de ter participado de campanhas de amamentação com a filha mais velha.

A doméstica Rosilene Paiva, da Rocinha, na Zona Sul da cidade, foi com Samuel, de quatro meses. Ela concorda com Vanessa que a amamentação é uma garantia de um futuro tranquilo. “É fundamental para a saúde dele”, destacou.

O mamaço aconteceu durante a abertura do 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e do 5º Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs).

Fabíola Sarauza, enfermeira de uma unidade de saúde da família em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, criou com a mãe um avental especial que, com a ajuda de um boneco, ensina a importância da amamentação.

“A gente trabalha em área de vulnerabilidade. O incentivo ao aleitamento é fundamental, mas um projeto difícil, pois muitas vezes elas estão segregadas”, explicou Fabíola, dizendo que é importante conversar e ensinar.

O evento foi organizado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e acontece até a próxima sexta-feira (15). Os eventos ocorrerão simultaneamente à 3ª Conferência Mundial de Aleitamento Materno e da 1ª Conferência Mundial de Alimentação Complementar, todos no Centro de Convenções Sul América, no Estácio.

Antes da amamentação coletiva, as mães participaram de aulas de dança, alongamentos e falas sobre o benefício da amamentação no desenvolvimento das crianças.

(Fonte: G1)