Jovem com deficiência visual e moradora da zona rural tira 940 pontos na redação do Enem

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quarta-feira (31). A história de Maria Gabriella Silva Santos, 18 anos, moradora do povoado Baixio zona rural de Pimenteiras, situado a 37 km do centro da cidade e distante 260 km de Teresina, tem impactado milhares de pessoas pelo empenho e foco em busca dos objetivos. Maria que sempre foi esforçada nos estudos hoje comemora 940 pontos na redação do Enem 2020. 

Maria Gabriella sempre acreditou na educação inclusiva como um meio para se alcançar objetivos e superar os desafios diários do ser humano. Gabriella lembra do apoio dos pais e professores que fizeram o impossível para que ela conseguisse vencer a educação básica e não fosse reprovada em nenhum requisito. 

A jovem explica que finalizado o estudo da educação básica e com a chegada da pandemia precisou de um plano de estudo especifico. “Como moro na zona rural e um pouco distante da escola, eu tive que fazer meu próprio cronograma, mas tenho como base os estudos da escola e tudo que aprendi lá”, comentou a estudante. 

Dona Joana Darc dos Santos Silva, mãe de Maria, lembra que foi a primeira professora que a filha teve e que fez faculdade na área de educação como também se tornou especialista em educação especial. “Devido às dificuldades que passei quando ela começou a estudar, eu tive que me capacitar e hoje sou formada em Pedagogia, tenho especialização em Educação Especial e ajudo outras pessoas”, contou Joana. 

Maria que terminou o ensino médio em 2019, estudou no CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera, percorria cerca de 06 km para chegar na escola segundo o diretor Ramuel Lima. “A Gabriella sempre foi uma aluna dedicada, muito curiosa e que sonha muito alto”, lembrou um de seus professores, Adonias Pedrosa.  

A escola homenageou a conquista de Maria Gabriella e ressaltou o trabalho que vem sendo feito no sentido de acompanhar os alunos e informar os pais sobre aqueles que faltam nas tarefas em reuniões pelo Google Classroom. 

 

Da redação do Acontece na Bahia 

 

Tag(s): , .

Categoria(s): Destaque, Nacional.

Comente: