Connect with us

Nacional

Jaca é a ‘Jóia Rara’ das frutas.

...

A Jaca é uma fruta bastante apreciada por seu sabor exótico, mas as qualidades da fruta vão muito além do sabor.Muita gente não sabe mas a jaca não é nativa do Brasil!Ela foi trazida para cá, veio da região da Índia e do arquipélago Malaio por volta do século XVIII e se adaptou muito bem por aqui.

A fruta nasce diretamente no tronco ou nos galhos mais baixos da jaqueira, e além do seu gosto sem igual, ela tem nutrientes essenciais e pode servir até de remédio!

Em natura ou na forma de xarope, a jaca é popularmente usada para combater quadros de tosse e irritação na garganta.Além disso, por ser em fibras, a jaca pode auxiliar em problemas intestinais diversos.Ela também é rica em Vitaminas do complexo A, B e C! Seus minerais são excelentes: o ferro presente na jaca pode auxiliar no combate à anemia, o cálcio ajuda na formação e fortalecimento dos ossos e dentes, o fósforo é essencial para inúmeros processos vitais.

Qualquer que seja a variação: Jaca Mole, Jaca Dura ou Jaca Manteiga, os seus frutos são riquíssimos em energia e foram muito utilizados como um alimento de sustância pelo sertanejo brasileiro, criando uma memória afetiva muito grande nas gerações seguintes.Atualmente a culinária modernizou a fruta, receitas brasileiras que usam a invenção da carne de jaca ganharam o mundo e em Lençóis, na Bahia, tem até pastel de Jaca! Mesmo não sendo nativa daqui, a fruta se tornou uma jóia para o Brasil e as tropicalidades da jaca e do povo brasileiro se dão muito bem, protagonizando uma história única.

Da Redação do Acontece na Bahia.

Publicidade

Acontece Na Bahia - Copyright © 2019.