Ipirá: Dr. Delorme Martins faria 95 anos nesta Sexta (21) o povo sente saudades.

 

A população de Ipirá sente falta do médico, amigo, político e filantropo Delorme Martins. Nascido em 21 de junho de 1918 na cidade de Baixa Grande, Dr. Delorme, foi o mais Ipiraense dos homens a jamais andar por estas ruas que ele mesmo ajudou a calçar.

Filho de Dr. Francisco Martins da Silva e de Dona Dagmar Martins, Delorme não veio ao mundo para viver por viver e nem medir palavras. Sabia desde cedo que ia deixar sua marca e não tardou a fazê-lo.

Graduou-se medico, assim como seu pai, pela Universidade Federal da Bahia em 1943. Aos 27 anos de idade casou-se com a professora Catarina Lima Santos, sua companheira em 65 anos de matrimônio e fortaleza em todas as tempestades de sua vida, uma constante.

Ainda no mesmo ano mudou-se para Ipirá e na medicina dedicou-se a população com tal plenitude e abnegação, qual só os iniciados nessa arte podem compreender. Medicina não era a sua profissão, era a sua essência. Não trabalhava como medico. ERA médico. Sempre foi ao encontro dos desafios com cabeça erguida e os passos largos do homem grande que foi. Quantas famílias o receberam em suas horas mais negras e se apoiaram na rocha do seu olhar seguro e seu ombro forte? Foi Obstetra, Clínico, Cirurgião, Psicólogo. Amigo. Foi sempre calmo. Sempre presente.

Em 1946 deu a Ipirá a Casa de Saúde Santa Helena aonde praticou sem interesses maiores por mais de 60 anos o seu sacerdócio, sempre vestido do branco que tão bem representou seu caráter. Foi médico com um amor de pai e gozou na sua profissão a recompensa justa dos que respondem sem reservas ao chamado da sua vocação. Nesta casa de saúde, na qual tantos grandes nomes estiveram ao seu lado: seu genro, e porque não chamá-lo de filho, Roberto Cintra, sua irmã Maria Angélica, que para sua grata surpresa se juntou a ele na sua paixão de servir sempre e, onde hoje tantas angustias encontram amparo e onde tantas dores encontram alívio

A população de Ipirá sente muitas saudades de Dr Delorme Martins.

 

Dr Delorme Martins foi homenageado no ano de 2012 com seu nome numa rua em Baixa Grande.

 

Da Redação. Texto Site Ipirá FM.