Índia: Geleira se rompe, atinge rio, causa mortes e deixa mais de 150 pessoas desaparecidas

Uma notícia triste chocou o mundo neste domingo (07). Uma geleira do Himalaia rompeu, atingiu um rio e causou inundações e danos em duas hidrelétricas próximas, deixando 3 mortos e 150 pessoas desaparecidas.
Na manhã de hoje o governo indiano informou a operação de buscas. Em uma entrevista local, Ravi Bejaria, porta-voz do governo e morador da parte mais alta do vilarejo de Raini, disse:
“Veio muito rápido, não houve tempo para alertar ninguém. Eu pensei que até nós seríamos varridos”.
O desastre começou quando uma porção do glaciar Nanda Devi, norte do estado de Uttarakhand, se rompeu. Com isso, toda a água que estava retida atrás dela foi liberada, arrastando lama e detritos montanha a baixo. Os moradores que vivem às margens do rio Alaknanda estão em estado de alerta e sendo aconselhados a se abrigarem nas partes mais altas.
Os moradores da região estão preocupados com os trabalhadores das duas hidrelétricas da região, temendo que também tenham sidos levados pela água.
A índia é um país que conta com diversos projetos energéticos ao longo do rio Alaknanda e seus afluentes, assim como nas montanhas do Himalaia. Porém, mesmo investindo bastante na região, ela não deixa de ser uma área sujeitas a inundações e deslizamentos repentinos. Em 2013, uma forte chuva denominada “tsunami do Himalaia” causou inundações que deixaram mais de 6 mil pessoas mortas. A grande quantidade de água lançou as pedras e lamas das montanhas, destruindo tudo que encontrava pela frente.
As buscas no derretimento da geleira de hoje continua em ritmo acelerado e autoridades já consideram um número entre 100 e 150 de vítimas fatais.
Da Redação do Acontece na Bahia
Tag(s): derretimento, desastre, geleira.
Categoria(s): Destaque.
Comente: