Hospitais da Bahia promovem visita virtuais a pacientes com coronavírus

Pacientes com coronavírus que se encontram com quadro médio ou grave da doença ganharam uma forma de comunicação direta com seus familiares e segura. O Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, adotou as chamadas “visitas virtuais”.

As psicólogas Catarina Pina e Rafaela Matias são as responsáveis pela elaboração do projeto e a orientação do fluxo de visita virtuais. Segundo as profissionais, a prática é uma grande aliada no tratamento dos pacientes que não podem ter contato direto com os familiares, assim fomentando o cuidado integraç através da comunicação efetiva.

A ligação por vídeo, realizada em um tablet, ocorre quando o paciente começa a poder ter interação e está com um quadro de saúde estável. Dessa maneira, é realizada uma triagem para identificar os pacientes elegíveis para a visita, a exemplo dos que estão em ventilação espontânea e lúcidos.

Caso o paciente não queira visitas, sua vontade é respeitada. Para conduizir as visitas virtuais, equipes médicas e de enfermagem realizam a atividade.