Hospitais brasileiros começam a receitar dexametasona para pacientes com Covid-19

Hospitais particulares do Brasil jã estão receitando dexametasona para poder reduzir inflamações no pulmão nos casos de pacientes com o novo coronavírus. De acordo pesquisa da Universidade de Oxford, Reino Unido, o rémedio reduz um terço das mortes de pacientes internados e precisam de oxigenação.

“Esse remédio evita que o paciente tenha uma resposta inflamatória muito forte e acabe morrendo por causa disso. Ele tem ação imunossupressora. Se o paciente não está sentindo sintomas fortes, a imunidade dele está boa. Então, se tomar o remédio, vai fazer mal, porque vai abaixar a resposta imunológica que está adequada” diz o  cardiologista Ludhmila Hajjar.

Devido a presença de anti-inflamatório o remédio não é indicado para casos leves, visto que não ataca diretamente o vírus, mas administra a reação do corpo à ativdade do Sars-Cov-2.

O rémedio ainda não é utilizado pela rede pública para tratar casos graves. O Ministério da Saúde disse, em nota, que “tem acompanhado a realização de estudos, inclusive no Brasil, que testam terapias promissoras como a dexametasona”.

Categoria(s): Social.

Comente: