Feira de Santana: Jovem que tirou 980 na redação do Enem estudando em casa sem energia elétrica passa em Medicina na UFRB

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta terça-feira (29). O jovem Matheus de Araújo Moreira Silva, 25 anos, morador de Feira de Santana, cidade que fica localizada há 100 km de Salvador, já tinha sido notícia anteriormente por conseguir 980 na prova do Enem 2020 estudando em uma casa simples, sem energia elétrica e internet. O jovem agora vive dias de glória após ser aprovado em Medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após uma preparação que durou quatro anos.

Matheus já começou o curso de Medicina nessa segunda-feira (28), com as aulas sendo transmitidas a princípio de forma remota.“Para mim foi surreal, foram oito anos fazendo Enem. Há quatro anos que eu tento fazer medicina, então é um bom tempo estudando”, contou o jovem em entrevista ao portal G1.

O jovem realizou o processo de seleção da UFRB por quase 30 dias e após a conquista do objetivo será o primeiro médico da família e também da comunidade quilombola à qual Matheus pertence.“Eu só vou acreditar quando passar essa pandemia e eu poder me mudar para Santo Antônio de Jesus, que é onde tem o polo que eu vou fazer medicina”, disse.

Minha família e minha comunidade quilombola de Antônio Cardoso estão super felizes, porque é o primeiro médico da família, então eles estão em êxtase, em festa, por isso tudo, porque eles viram o meu esforço durante esse período todo. Estão muito, muito alegres’’. Mas não é só isso…

O objetivo de Matheus agora é conseguir formas de manter as despesas do estudo. Disse que pretende conseguir um estágio e até realizar uma ‘‘vaquinha virtual’’. “Eu pretendo agora montar uma vaquinha para a manutenção do curso até eu conseguir uma residência universitária e, nesse momento que eu vou ter aulas remotas, quero achar um horário para eu conseguir um estágio, para conseguir um dinheiro e me manter”.

Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso que eu irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho se concretizando”, contou Matheus Silva, lembrando que as preocupações de agora não diminuem a sua alegria.

Da redação do Acontece na Bahia