Ex-presidente Lula pede desculpas internacionais e reconhece erro cometido quando estava no cargo: “Todo mundo ficou frustrado”

Uma história ganhou destaque neste sábado (10). Isso porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu pedir desculpas internacionais por decisão de quando ainda era líder do executivo.

Lula decidiu pedir desculpas por uma decisão na última sexta-feira. Em entrevista á TV TG2 Post, da Itália, Lula se desculpou por ter concedido asilo ao italiano Cesare Battisti, revolucionário comunista que atuava num grupo armado. Cesare era acusado de 4 mortes e se refugiou no Brasil, não podendo ser extraditado por conta da permissão de asilo do ex-presidente. Contudo, com a eleição de Jair Bolsonaro, Cesare foi entregue às autoridades italianas e cumpre prisão perpétua pelo que cometeu. Agora, depois de comprovada a culpa de Cesare, Lula se desculpou. Ele relatou:

“Peço desculpas ao povo italiano. Pensei que ele [Battisti] não era culpado, mas depois de sua confissão, só posso me desculpar. Tomei a decisão baseado em uma orientação do Ministério da Justiça. E pensei que era uma decisão correta porque achei que era inocente. Hoje, acho que, assim como eu, todo mundo da esquerda brasileira que defendeu Cesare Battisti aqui ficou frustrado, ficou decepcionado. Eu não teria nenhum problema de pedir desculpas à esquerda italiana e às famílias do Battisti.” Mas não termina aí.

Na época, a decisão de ceder asilo ao criminoso dividiu opiniões e provocou discussões em diversos países. Não era para menos, pois tratava-se de um dos nomes mais procurados naquela época. Contudo, após se arrepender, Lula afirmou que o seu ministro da Justiça e muitos outros líderes da esquerda estavam convencidos de que Battisti era inocente. Agora, ele reconheceu que o italiano “enganou muita gente no Brasil”, como afirmou com suas próprias palavras.

Da Redação do Acontece na Bahia.