Ex-premiê britânica Margaret Thatcher morre aos 87 na Inglaterra

 

Morreu na manhã desta segunda-feira em Londres a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher. Ela tinha 87 anos e sofreu um acidente vascular cerebral, segundo seu porta-voz, Lord Bell.

Conhecida como Dama de Ferro, ela foi a única chefe de governo britânica mulher e liderou o Reino Unido entre 1979 e 1990, o período mais longo de mandato na política britânica desde o século 19.

A rainha Elizabeth 2ª e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, lamentaram a morte. Em nota, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha ficou triste ao receber a notícia e mandará uma mensagem privada de condolências à família.

Cameron disse ter sabido da morte com “muita tristeza”, segundo mensagem divulgada pela assessoria do governo britânico. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”, afirmou.

O primeiro-ministro interrompeu uma viagem à Espanha após receber a notícia da morte e está voltando para o Reino Unido. Ele deve dar uma declaração à tarde.

Thatcher deve receber um funeral com honras de Estado. O Parlamento britânico está em recesso, mas vários congressistas estão se manifestando na imprensa local e na internet.

Fonte: Folha de São Paulo.

Categoria(s): Internacional.

Comente: