Estudante Nordestino é o único brasileiro a conquistar medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

O nordeste ganhou mais um motivo para exaltar a sua força. Nessa quarta-feira, dia 30, foi noticiado que o estudante Pedro Gomes, do Farias brito de Fortaleza, recebeu a única medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática. Mas não foi só isso.

Então, quando já parecia bom ter mais uma mente prodígia na nossa região, fomos premiados com duas. Isso porque, de quebra, o aluno Pablo Barros levou a medalha de prata. Por conta disso, o Brasil alcançou a sua melhor colocação na competição desde 1979: um 10º lugar, diante do 15º obtido em 1985 e 2016.

Além disso, a medalha de Pedro é o primeiro ouro do estado do Ceará na história da Olimpíada. Mas esse não é o único feito do jovem. Em 2018, Pedro também conseguiu a medalha de ouro na Olimpíada Mundial de Matemática na Espanha e em Portugal. A Olimpíada Internacional de Matemática desse ano seria realizada na Rússia. Contudo, por conta do momento atual, a competição foi realizada remotamente entre 616 estudantes de mais de 100 países.

Da Redação do Acontece na Bahia.

Categoria(s): Nacional.

Comente: