Especialistas classificam como “críticos” o isolamento e estado de pandemia na Bahia

O estado da pandemia da Bahia foi classificado como “situação crítica”, conforme métricas utilizadas pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Dados da semana de 22 a 26 de junho foram levados em consideração para a pesquisa.

De acordo com o site Bahia Notícias, os especialistas analisam dados para elaborar uma Matriz de Risco do C4. Sendo considerados três parâmetros: C1 = tensão do sistema hospitalar; C2 = estado da pandemia; e C3 = nível de isolamento social.

Além disso, a Matriz de Risco do C4 utiliza um código de cores para avaliar a situação de cada parâmetro. As cores são: Verde = relaxamento possível; Amarelo = estado de alerta; Vermelho = situação crítica. Na crítica, medidas mais severas devem ser adotadas, como o lockdown.

No C1, que representa a tensão no estado hospitalar, a Bahia, além do Piauí e da Paraíba, foram classificados na faixa amarela. Outros estados foram considerados críticos.

No C2, que representa o estado da pandemia, apenas o Maranhão foi classificado na faixa amarela. Outros estados foram considerados críticos.

No C3, que representa o nível de isolamento social, todos os estados nordestinos foram classificados na faixa vermelha. Segundo o comitê, a situação crítica se dá “devido à queda vertiginosa dos níveis de isolamento social”.

Categoria(s): Regional, Social.

Comente: