Enfermeira baiana denuncia homem que se recusou a ser vacinado por ela ser negra

Uma situação repudiável está sendo muito comentada nesta semana. Pois uma enfermeira baiana denunciou um homem à Polícia, após ele se recusar a ser vacinado contra a Covid-19 por ela ser negra. A estudante de enfermagem, Thaís carvalho está atuando na linha de frente como voluntária, vacinando pessoas contra a doença, no bairro Jardim Savoia. O caso ocorreu na última segunda-feira (17), no município de Ilhéus, Bahia.

“O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: ‘O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo’. Ele falou que não. Aí eu perguntei: ‘O senhor já fez a ficha?’ Ele: ‘Meu filho está fazendo a ficha, mas você não’. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: ‘Porque você é negra’ “, disse a estudante de enfermagem em entrevista para o BATV.

 Segundo o portal Isto É, a estudante de enfermagem não conseguiu registrar o nome do indivíduo racista, mas mesmo assim, tomou iniciativa de registrar um boletim de ocorrência contra ele, na tentativa de que os agentes da polícia consiga identificá-lo.

“Eu fiz a vacinação e voltei. Ele já tinha saído da sala de vacina, tomado a vacina dele. Na hora, não tive reação. Eu sempre pensei que se isso acontecesse comigo, eu ia reagir de tal maneira, mas não consegui. Eu me senti totalmente impotente” declarou Thaís.

Após o ocorrido, o secretário de Saúde do município de Ilhéus, Geraldo Magela, prestou solidariedade à estudante e repudiou o ato racista.

“Mesmo em um país miscigenado, com uma população bastante miscigenada, a gente ainda observa comportamentos como esses, que deveriam ser abolidos da sociedade. Nós devemos apoiar totalmente essa funcionária e agradecê-la por estar como voluntária no processo de vacinação”, declarou o secretário de saúde, Magela.

Leia também o portal do nosso editor www.romulofontoura.com.br

Da Redação do Acontece na Bahia.