Em nova pesquisa, Bolsonaro alcança pouco mais da metade das intenções de voto de Lula e petista segue à frente em todos os cenários

Uma notícia tem sido manchete nos principais meios de comunicação nesta sexta-feira (1º). Pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe, por meio de telefone, entre os dias 22 e 24 de setembro e abrangendo todos os estados, apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à frente nas intenções de voto para a corrida presidencial em 2022. A pesquisa apontou vantagem de Lula nos possíveis cenários de primeiro e segundo turno. Segundo a pesquisa, o percentual de reprovação do governo Bolsonaro está aumentando, ao ponto de 55% dos entrevistados considerarem o atual governo ruim ou péssimo.

A pesquisa contratada pela corretora de valores XP Investimentos junto ao Ipespe, mostrou em rodada anterior o amento das intenções de voto de Lula e a taxa de reprovação do governo Bolsonaro em alta. Estes dados fizeram com que sócios da XP questionassem a metodologia de levantamento utilizada. A pesquisa atual sofreu atrasos na realização e divulgação a ainda mudou de nome (perdendo o XP), mas seguiu por mostrar a vantagem eleitoral do ex-presidente Lula e a reprovação do governo Bolsonaro.

Análise de 1º turno

Segundo a pesquisa, no primeiro cenário Lula aparece com 43% das intenções de voto, acompanhado por Jair Bolsonaro que tem (28%), Ciro Gomes com (11%), João Doria (5%), Luiz Henrique Mandetta (4%) e Rodrigo Pacheco (2%). Lula tinha 40%, Bolsonaro 24% e Ciro Gomes 10%, segundo pesquisa realizada em agosto.

Analisando um segundo cenário em que aparecem mais candidatos, o ex-presidente Lula tem 42% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro que tem (25%), Ciro Gomes (9%), Sergio Moro (7%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Alessandro Vieira (0%).

Análise de 2º turno

De acordo com a pesquisa Ipespe, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por 50% a 31%. Contra Sergio Moro, Lula venceria por 53% a 34%. Em um confronto com Ciro Gomes, Lula ganharia a eleição por 49% a 30%. Contra Eduardo Leite, Lula venceria por 49% a 30%. Contra João Doria, Lula venceria por 50% a 27%.

Os entrevistados em sua maioria reprovaram a gestão atual do governo federal, segundo o levantamento. A pesquisa apontou que 55% dos entrevistados consideram o atual governo como ruim ou péssimo. Foi apontado ainda pela pesquisa que 69% dos entrevistados acreditam que o Brasil vai passar por uma crise no abastecimento de energia nos próximos meses, enquanto 9% não acredita que vai acontecer. A pesquisa ouviu mil pessoas entre os dias 22 e 24 de setembro e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, com uma taxa de confiança de 95,5%.

Da redação do Acontece na Bahia