É possível pegar Covid-19 em casa? Cuidado com as sacolas de plástico

A sacola plástica, aparentemente inofensiva, é uma das principais portas de entrada para o coronavírus em casa, visto que na embalagem ele pode permanecer até três dias. É preciso lavar bem com álcool 70, solução de água sanitária.

Devido ao perigo de contaminação, muitos compradores ainda possuem dúvidas de como impedir a entrada do vírus em casa ou que se espalhe após a realização de compras.

Confira algumas dicas:

Qual a média de tempo de permanecia do vírus em embalagens plásticas ou de papel/ papelão? O novo coronavírus ele pode ser permanecer vivo em plásticos, papel, papelão. Em superfícies plásticas até três dias. No caso das embalagens de papel e papelão, como a de pizza, por exemplo, o tempo médio é de 24 horas. 

Álcool 70 ou solução com água sanitária? Primeiro é importante dizer que é fundamental usar máscara durante todo o processo de higienização. Tanto o álcool 70, quanto a solução com hipoclorito são eficientes. Até mesmo o sabão líquido, utilizado para lavar pratos podem ajudar na desinfecção. 

Funciona mesmo deixar de molho e estender as sacolas depois ou borrifar o álcool é suficiente? Na hora de higienizar, a orientação é a seguinte: Tanto para o álcool quando para a solução com hipoclorito, borrife a embalagem e coloque uma sacola dentro da outra, ainda meio úmida. Feche tudo e espere três dias antes de utilizar como sacola de lixo. Outra alternativa é lavar os sacos normalmente com sabão líquido e deixá-los secar. 

É melhor utilizar as sacolas plásticas ou retornáveis na hora de ir ao supermercado? É uma boa opção sim, pois é uma sacola que você vai chegar em casa e vai lavar com água e sabão e assim reutilizar outras vezes. 

O que não fazer na hora da higienização? Nunca misture o álcool com o hipoclorito, porque se não vai se formar aí uma substância tóxica, altamente nociva. Ou usa um, ou o outro. Evite também chacoalhar as sacolas plásticas para não acabar espalhando as partículas. 

Como fazer a solução com hipoclorito? A concentração da água sanitária vendida no supermercado é de 2% a 2,5%. Por isso, é necessário diminuir essa concentração para 0,5%.  Para cada três copos de água (que pode ser um de requeijão, por exemplo), adicione um de água sanitária e mantenha a solução em uma embalagem, de preferência, escura. É importante utilizar o mesmo tipo de copo. 

Categoria(s): Social.

Comente: