Desapontado, Governador Rui Costa faz crítica e diz ‘’não espero compaixão humana’’ ao falar sobre postura da Anvisa sobre vacinas

Uma declaração do governador da Bahia tem repercutido nesta quinta-feira (4). Na ocasião ele demonstrou confiança no resultado da ação que está em trâmite junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que se aplique imunizantes contra o coronavírus independentemente de autorização da Anvisa. 

“Não espero nenhuma compaixão humana [da Anvisa]. São mais de 40 nações do mundo usando essa vacina [Sputnik], mas a Anvisa não acha que é hora de o povo ser imunizado. Eu desisti da Anvisa e decidi acreditar no STF para a gente efetivar a compra. Esperamos o resultado e ter ainda esse mês, em 15 a 20 dias, a vacina em território baiano”, afirmou o governador.  

O pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA), ocorreu na terça-feira(2) e pede a interferência do STF independente  de autorização da autarquia: “O pedido de autorização ao STF é para possibilitar a aquisição, importação e dispensação à população baiana de quaisquer vacinas contra a Covid-19, que já sejam registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou, na falta do registro do órgão, preencham conjuntamente os seguintes requisitos: estejam sendo utilizadas pelos respectivos países de origem e que tenham sido liberadas por uma das seguintes agências estrangeiras: Food and Drug Administration (FDA) European Medicines Agency (EMA);  Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA); ou National Medical Products Administration (NMPA)”, destaca o pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado. 

 

Da redação do Acontece na Bahia