Decisão Histórica: São Paulo Fashion Week implementa cotas obrigatórias para 50% dos modelos

A aclamada São Paulo Fashion Week agora terá cotas obrigatórias. Conhecida por ser a maior semana de moda do Brasil, o evento ampliou a porcentagem designada às cotas nos desfiles.

No ano passado, as recomendações às marcas eram de que 20% dos modelos fossem de etnias afrodescendentes, indígenas ou asiáticas. Contudo, agora a organização decidiu mais do que dobrar essa porcentagem. Então, obrigatoriamente 50% dos modelos nos desfiles das grifes serão negros, afrodescendentes e/ou indígenas. A decisão traz a tona a crescente demanda por representatividade do mercado da moda. A tendência, que já era esperada, veio num ano em que as questões raciais foram muito abordadas no cenário mundial. Além disso, nos Estados Unidos um grande movimento revelou incoerências e trouxe denúncias sobre casos de racismo nos bastidores dessa indústria da moda. Mas não é só isso.

Ademais, Informações preliminares dão conta de que a São Paulo Fashion Week teria designado critérios para incluir modelos nas cotas. Para ser considerado afrodescendente, o modelo terá que apresentar ascendente por consanguinidade de até 2º. Caso essa norma fosse descumprida, a grife poderá ficar de fora do evento. Sem dúvidas, esse novo sistema de cotas marca positivamente os 25 da SPFW.

Da Redação do Acontece na Bahia.