Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos no 2º turno, e Bolsonaro, 48%

O Datafolha divulgou neste sábado (29) sua última pesquisa antes do segundo turno da eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, a sondagem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%. Os eleitores vão às urnas neste domingo (30).

O novo levantamento foi feito nesta sexta-feira (28) e neste sábado, e os resultados referem-se à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, Lula e Bolsonaro “estão no limite dessa margem, com maior probabilidade de o petista estar à frente”.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Veja a página especial do g1 sobre pesquisas eleitorais.

Lula (PT): 52% (tinha 53% no levantamento anterior do instituto, de 27 de outubro)
Bolsonaro (PL): 48% (tinha 47% no levantamento anterior do instituto)
Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, o resultado da pesquisa divulgada neste sábado é este:

Lula (PT): 49% (tinha 49% no levantamento anterior do instituto, de 27 de outuro)
Bolsonaro (PL): 45% (tinha 44% no levantamento anterior do instituto)
Brancos e nulos: 4% (eram 5% no levantamento anterior do instituto)
Não sabem ou não responderam: 2% (eram 2% no levantamento anterior do instituto)
Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 43%. Brancos e nulos somaram 4%; e outros 6% disseram que não sabem em quem votar.

Este é quinto levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, realizado em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 8.308 mil pessoas, em 253 municípios, nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08297/2022.
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%).

g1