Covid-19: Prefeitura de Juazeiro proíbe queima de fogos e acendimento de fogueiras

Junho começou e a queima de fogos e acendimentos de fogueiras é uma tradição junina presente no interior nordestino. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, essa hábito terá que ser esquecido momentaneamente em Juazeiro, município baiano. A prefeitura publicou um decreto nessa sexta-feira (5) que será proibido essa prática.

De acordo com a prefeitura, a medida tomada é fundamental para proteger a população de doenças respiratórias, muito comum durante os festejos juninos em decorrência dos problemas causados pela fumaça, além das queimaduras.

Nesse caso, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal será responsáveis pela fiscalização nos dias que remetem às festividades pelas principais ruas, bairros e núcleos urbanos da zona rural para evitar infrações.

“Por isso essa medida se faz muito necessária, pois assim evitamos que mais pessoas busquem atendimento para tratar de problemas do sistema respiratório os quais podem ser evitados. Sabemos que é uma tradição cultural não só de Juazeiro como de todo o Nordeste, mas estamos vivendo uma situação delicada na saúde e todas as precauções fazem uma grande diferença”, afirma a secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro.

Juazeiro é um município baiano que registrou, até o momento, 120 casos de covid-19 e 5 óbitos.

Da redação.

Categoria(s): Regional.

Comente: