Centenária baiana celebra 118 anos de vida com saúde perfeita: Idosa tem seis netos, doze bisnetos e cinco tataranetos

Maria Joana Souza, residente de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, comemorou um marco impressionante: seus 118 anos de vida. Com seis netos, doze bisnetos e cinco tataranetos, ela é um testemunho vivo da longevidade que é um marco do estado baiano.

Natural de uma comunidade quilombola no distrito de Itapura, em Miguel Calmon, Maria Joana nasceu em 10 de junho de 1906. Ao longo de sua vida, trabalhou torrando café e, há 18 anos, mudou-se para Feira de Santana. Embora tenha perdido seus dois filhos, ela criou sozinha seus seis netos, e sua família continua crescendo.

Edenailton Souza, neto de Maria Joana, contou em entrevista à TV Subaé que a centenária não tem problemas de saúde e não usa medicamentos. “Eu conheço pessoas com 70 anos que estão em um estado de saúde muito mais debilitado que o dela. O médico disse para minha irmã que ela dormiria e não acordaria mais porque clinicamente, ela é perfeita”, afirmou o neto.

Quando perguntada sobre o segredo da longevidade, Maria Joana preferiu não revelar. No entanto, sua neta, Marta Souza, compartilhou que a idosa não consome alimentos industrializados há mais de 20 anos. Edenailton também destacou que, apesar das dificuldades financeiras, Maria Joana deixará como legado dignidade e respeito. “Vamos levar para a vida inteira”, disse ele.

A família de Maria Joana agora planeja solicitar ao Guinness Book a confirmação de que ela é a pessoa mais velha do mundo. Atualmente, o título é de uma americana de 117 anos que mora na Espanha e nasceu em março de 1907, quase nove meses após Maria Joana.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Reprodução/TV Subaé