‘Censura’, critica Bolsonaro a proposta do ex-presidente Lula sobre regulação da mídia

Uma notícia tem gerado muitos debates nas redes sociais nesta quarta-feira (15). Em um evento no Palácio do Planalto nessa terça-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro fez críticas à proposta de regulação da mídia e analisou esta pauta como uma forma de censura.“A nossa liberdade de imprensa, com todos os seus defeitos, tem que persistir. No que depender de nós, jamais teremos quaisquer medidas visando censurá-los. É melhor falando do que calado”, disse Bolsonaro.

O discurso feito pelo presidente veio rebater o posicionamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é a favor da regulação da mídia. Tanto Bolsonaro quanto Lula devem figurar como opções de voto para o eleitor nas eleições de 2022. De acordo com Lula, o Brasil precisa “fazer um novo marco regulatório para a comunicação”.

A proposta que o ex-presidente Lula é a favor é semelhante a que foi implantada na Venezuela, onde o governo persegue e sufoca financeiramente os veículos de comunicação que se opõe ao governo. Fabio Faria, ministro das comunicações, mostrou apoio ao posicionamento de Bolsonaro.“Em vários momentos ele conversou, recebeu, brigou, mas, em nenhum segundo, esse presidente que está ao meu lado falou em regular a mídia. Quem está falando de regular a mídia não é o presidente Bolsonaro.”

O ex-presidente Lula não explicou como funcionaria esta regulação da imprensa, mas o plano de governo do então candidato a presidência em 2018, Fernando Haddad, apoia o impedimento de “monopólios e oligopólios”, e que “o monitoramento e aplicação dos princípios constitucionais deve se dar por meio de um órgão regulador com composição plural para evitar sua captura por qualquer tipo de interesse particular”.

Os críticos são céticos quanto a possibilidade de censura e o surgimento de regras para a imprensa. O presidente Bolsonaro afirmou durante o evento que o seu governo “conversa com todo mundo”, enquanto dizia sobre os seus embates com a imprensa.

Da redação do Acontece na Bahia

Tag(s): , , , , .

Categoria(s): Destaque, Nacional, Politica.

Comente: