Cafarnaum: Prefeita exonera cargos de confiança em situação de Nepotismo.

A prefeita do município de Cafarnaum, Sueli Novais, exonerou no dia 25 de Maio, funcionários em situação de Nepotismo. A ação que culminou nas exonerações teve início no Ministério Público.

 

O Nepotismo: Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

 

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes (particularmente com o cardeal-sobrinho – (em latim: cardinalis nepos[1]; em italiano: cardinale nipote[2]), mas atualmente é utilizado como sinónimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

 

Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar.

 

Veja o link do diário oficial que mostra as exonerações. AQUI https://www.ipmbrasil.org.br/visualizar-publicacoes?cod=34&file=2C2ACDB2A66F012A29BA3B001153467A&type=edicao

 

Da redação/ Acontece na Bahia