Bom Jesus da Lapa: belíssimo destino e Capital da fé na Bahia

Conhecida como a “Capital baiana da fé”, é de notório saber que a cidade é referência no cenário local e nacional sobre turismo religioso, que recebe milhares de visitantes todos os anos. A cidade está localizada no interior do estado, mais propriamente no Vale do São Francisco, a aproximadamente 796 km de distância da capital Salvador.

Como dito, grande parte da importância da cidade se deve ao turismo religioso. Bom Jesus da Lapa é sede de uma das principais romarias do Brasil, e é graças a esse caráter religioso que a cidade se desenvolveu e pôde ganhar notoriedade. O santuário do Bom Jesus da Lapa tem mais de 300 anos de fundação.

Foto: https://www.bomjesusdalapa.ba.gov.br/texto/a_cidade

Durante todo o ano a cidade é visitada por milhares de fiéis, mas é especialmente entre os meses de julho e setembro sua alta temporada. A dia dedicado ao Bom Jesus da Lapa é 6 de agosto, e durante as semanas que antecedem e procedem esta data a cidade fica completamente cheia. Durante o festejo, há romarias, missas e procissões, onde os visitantes podem ver, e até pegar na imagem dos santo enquanto é a imagem é carregada em procissão. Durante esse período, deslocam-se até a cidade romeiros, turistas e estudiosos, curiosos e fiéis.

A infraestrutura atualmente se tornou restrita ou até mesmo insuficiente para comportar a quantidade de pessoas que visita a cidade nesse período, então se não for por razão de fé, o ideal é visitar a cidade após esta data. Mesmo com o local compreendendo um número grande de hotéis, pousadas e restaurantes; sua locação pode ser bastante difícil, e é comumente insuficiente para todos os romeiros em algumas ocasiões.

ATIVIDADES TURÍSTICAS

Além da tão consagrada festa do santo padroeiro, existem locais que seria, por assim dizer, “um pecado” não visitar, seja nas áreas comerciais de artesanato local, nas feirinhas da cidade ou nas comunidades da redondeza. Os pontos que mais se destacam são:

Vale do Rio Corrente – é um passeio turístico de barco ou lancha pelo rio São Francisco, passando debaixo da ponte Gercino Coelho, a Barrinha (lado oposto do Rio). Também se pode tomar um banho às margens do rio.

Gruta do Bom Jesus e a de Nsª. da Soledade – São as mais visitadas e famosas da região, entretanto há demais grutas que se encontram entranhadas no morro. Durante o período de romaria, missas são realizadas todos os dias em todos os turnos. Logo na porta, se pode encontrar inúmeras barraquinhas com diversos artigos religiosos.

Foto: https://www.centraldalapa.com/pagina/grutas-de-bom-jesus-da-lapa/

Praça Marechal Deodoro da Fonseca – A praça tem uma programação voltada para lazer noturno com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, barraquinhas, música e parque de diversões.