Bill Gates viaja pelo mundo para convencer bilionários a doar suas fortunas

O empresário e filantropo americano Bill Gates, 57, prepara uma série de viagens pelo mundo para convencer outros bilionários fora dos EUA a doar boa parte de suas fortunas para a filantropia –como ele mesmo já fez.

Ele também afirmou que países de renda média –como o Brasil– deveriam doar mais e ajudar países “muito mais pobres” pelo mundo, especialmente em tecnologia agrícola e vacinação.

Em um hotel em Nova York, falando a um grupo de quatro jornais internacionais, entre eles a Folha (o único latino-americano), ele disse que conseguiu convencer 92 bilionários americanos a doar fortunas “muito antes do testamento, em vida, cobrando resultados e colocando seus conhecimentos para a filantropia”.

O fundador da Microsoft vai anunciar que países irá visitar, dentro da campanha “Giving Pledge”, em fevereiro. Gates já afirmou que deixará 95% de sua fortuna pessoal para a filantropia.

“Agora é hora de falar com bilionários pelo mundo. Muitos deles já fazem suas ações de filantropia, mas podemos fazer mais”, disse. “Não será fácil, porque não existe a tradição. Pode até levar um tempo, mas vale a pena.”

Fonte: Folha de São Paulo.

Categoria(s): Internacional.

Comente: