Bial afirma que entrevista com Lula garantiu reeleição do petista

Em uma revelação surpreendente, Pedro Bial admitiu que se arrepende de ter sugerido que o presidente Lula mente, mas destacou que foi graças a uma entrevista feita por ele que o petista garantiu sua reeleição em 2006.

Bial se referiu ao incidente de 2021, quando afirmou que só entrevistaria Lula ao vivo se fosse com um polígrafo, ou seja, um detector de mentiras. Durante uma entrevista ao podcast Mamilos, o apresentador explicou que sua declaração foi uma resposta a uma “provocação” de Lula, que disse que só concederia entrevista ao vivo para evitar manipulações na edição.

“Eu tava respondendo a uma provocação do Lula. Acho que jamais serei perdoado, por muitos amigos inclusive, por ter insinuado que o Lula mente. Olha só que absurdo, quem diria! […] Me arrependo de ter dito a coisa do polígrafo, mas foi uma resposta ao que ele me disse, desconfiando da minha edição”, afirmou Pedro Bial ao Mamilos.

Bial também destacou que sua entrevista com Lula em 2006, durante o escândalo do mensalão, foi crucial para a reeleição do petista. Segundo o jornalista, essa entrevista foi fundamental para alavancar a popularidade de Lula, que estava em baixa devido aos casos de corrupção da época, e, consequentemente, garantiu sua vitória no pleito presidencial daquele ano.

“Ele [Lula] sabe que a entrevista que fiz com ele do mensalão foi o que garantiu a reeleição dele. Ele só subiu a partir daquela entrevista. E foi uma entrevista em que eu fui firme, como todo repórter tem que ser, principalmente quando entrevista um presidente”, enfatizou Bial.

Pedro Bial entrevistou Lula na Globo em duas ocasiões. A primeira foi em agosto de 2003, ao lado de Gloria Maria, para o Fantástico, no primeiro mandato do petista. A segunda foi em janeiro de 2006, novamente para o Fantástico, com foco no mensalão.

Foto: Reprodução

Da redação do Acontece na Bahia