BBB21: Nego Di questiona a etnia de Gilberto e diz: “Negro, não. Nada a ver”

O BBB21 está sendo um dos assuntos mais comentados no momento. Dessa vez a pauta é sobre uma conversa que os brothers Nego Di, Karol Conká e Lumena tiveram nesta sexta-feira (05) sobre a cor da pele do colega Gilberto.

No quarto, o debate começa quando Nego Di se recorda de uma fala de Gilberto, que se autodeclara negro. No momento, Nego Di diz:
“Pode dizer que é muçulmano… Negro, não. Nada a ver. Ele tem cabelo liso”
“Ele pode ter alguém, um vô, uma vó (negros). O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”

Em resposta, Karol Conka diz:
“Eu não sei, gente. Só sei que ele é negro. Vamos falar que ele é negro e ponto. Deixa ser negro… Ai, gente, quero que vocês enxerguem em mim uma ruivice. Eu sou ruiva.”

Nego Di continua: “É porque ele não é da cor do Fiuk( filho do Fábio Junior), aí ele acha que é negrão”.

A assessoria de Gilberto, indignada, publicou uma nota no Instagram do participante: ‘Tivemos que ouvir a invalidade da autodeclaração. […] Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir a participantes invalidando sua cor.

Sabemos que a construção do que é ser nego no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém”.

Nas redes sociais vários internautas criticaram o diálogo que os confinados tiveram, alegando um teor preconceituoso e racista.

Da Redação do Acontece na Bahia