Connect with us

Social

Banho frio e alguns de seus benefícios

...

O verão está se aproximando e com ele muito sol e calor. Quem sabe está na hora de voltar a tomar aquele banho frio, viu? Hmm, difícil de te convencer não é mesmo!? E se eu te disser que ao tomar banho frio regularmente, além de poupar um pouco nas contas no fim do mês, você pode trazer diversos outros benefícios para a sua saúde e vida?
Quem nunca deu aqueles pulinhos ao entrar na ducha fria? Dá até tremedeira, só de pensar. Pois é, mas caso isso seja regular, o banho gelado, pode e com certeza vai lhe trazer diversos benefícios. Embora, para que isso aconteça, é necessário primeiro vencer o trauma do banho frio.

Existe um movimento de pessoas que estão inserindo esta prática regular no cotidiano diante da quantidade de benefícios que ela traz, é sério, tem gente pra todo gosto, não é? Sim, gente como eu e você, e que embora não seja nada fácil de começar, o corpo vai se acostumando e interagindo cada vez mais. Vamos conhecer então esses benefícios e a importância do banho frio?

Por onde começar?!

Mais energia e disposição
Entrar e sair de um banho frio logo de manhã, é sentir-se recarregado. O impulso energético causado por um simples banho frio é incrível. Tudo parece mais leve e rápido, o cérebro vai a mil e tudo o que se sente é disposição. E olha que o dia ainda nem bem começou.

Uma publicação da American Journal of Physiology (Jornal Americano de Fisiologia), produziu um estudos sobre atletas que usavam a técnica de imersão em água fria e descobriu que após o treinamento de resistência, os atletas são capazes lidar com mais exercício durante as sessões de treinamento subsequentes, isso produz melhoras significativas nas adaptações de treinamentos a longo prazo. Outro estudo publicado no Journal of Sports Science and Medicine (Jornal de Esportes, Ciência e Medicina) demonstra que há uma melhoria na recuperação muscular quando se pratica a imersão.

Acelera o metabolismo e queima calorias
Uma outra pesquisa sobre o tema não conseguiu chegar a uma conclusão sobre como exatamente banhos frios ajudam pessoas a perder peso. Ainda assim, a prática mostra que a água fria pode contribuir para uma maior queima calórica, pois, para igualar a água à temperatura do corpo, o organismo precisa de um maior esforço, gerando um processo conhecido de aquecimento, onde o corpo gasta mais energia e promove a queima calórica.
Melhora a sirculação sanguínea
A água tem temperaturas mais frias que a temperatura natural do corpo, por este motivo, há um esforço para o controle da temperatura. Quando tomados banhos frios com regularidade nosso sistema circulatório mais eficiente. Se o sangue flui melhor para a cabeça, ela funciona melhor e fica alerta por mais tempo. Algumas pessoas também relatam que a pele e o cabelo parecem menos quebradiços e mais viçosos, provavelmente como resultado da melhora da circulação sanguínea.

Aumento de endorfina
Prazer? Simmm. Existem várias formas de estimular a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, através de atividades que despertem os sentidos, seja praticando atividades físicas ou fazendo algo que dê prazer. Isso também acontece na prática do banho frio, porque com a temperatura fria, o corpo envia impulsos elétricos para o cérebro, com isso, a endorfina também é liberada no sangue, trazendo sensação momentânea de prazer. Esse efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo.
Poupando gastos, água e eletricidade
Quando os benefícios chegam ao bolso da gente também é muito bom, não é mesmo? Além de ser mais sustentável, os banhos frios costumam ser mais rápidos, economizando no gasto de eletricidade e também na diminuição do desperdício de água. Quem nunca tomou um banho quente, demorado e reflexivo? Bom, claro que com um tempo, o corpo vai se adaptando as temperaturas amenas.

E agora, qual será seu próximo banho, quente ou frio? Vai deixar sua vida mais saudável com esta prática? Conta pra gente nos comentários!

Da Redação.

Publicidade

Acontece Na Bahia - Copyright © 2019.