Search
Close this search box.

Baiana de 20 anos ganha notoriedade ao ser uma das 60 pessoas a tirar nota mil na redação do Enem 2023

Que os estudantes do nordeste foram destaque no Enem 2023 todo mundo já sabe. O fato é que a todo instante surgem resultados surpreendentes como o da estudante Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, natural da Bahia, que teve uma grata surpresa ao conferir sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio, nessa terça-feira (16). Residente em Salvador, ela foi uma das quatro pessoas no estado a alcançar a nota máxima na disciplina.

Aos 20 anos, Beatriz Medeiros expressou sua felicidade com a conquista: ‘Nunca tive muita dificuldade em redação e treinei bastante no ano passado. Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz.’

Vale ressaltar que na Bahia, todas as pontuações máximas no Enem foram obtidas por estudantes de instituições privadas, incluindo a jovem Beatriz, que frequentou um cursinho pré-vestibular por dois anos no Bernoulli, localizado no bairro da Pituba. No cenário nacional, apenas 60 pessoas conquistaram a nota máxima na prova, sendo que apenas quatro são provenientes de escolas públicas.

A nota máxima na redação coloca Beatriz mais próxima de realizar seu sonho de cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), considerando a nota de corte para a ampla concorrência superior a 780 pontos. O desejo de seguir a medicina surgiu aos 14 anos e representa, para ela, o cuidado com o próximo. Mesmo enfrentando obstáculos, Beatriz afirmou: ‘Cada nota que não vinha como o esperado, eu pensava em fazer outro curso. Mas eu sempre desisti de desistir, porque não tem nada que eu queria mais do que medicina.’

O início da trajetória de Beatriz no Enem foi 2018, quando ela ainda cursava o 9º ano do ensino fundamental. Ao longo de seis anos de provas, a jovem estudante não apenas adquiriu experiência com os formatos das questões, mas também desenvolveu confiança. Em 2021, ainda na 3ª série do ensino médio, alcançou 940 pontos na redação. Em 2022, no primeiro ano de cursinho pré-vestibular, a nota caiu para 900, mas Beatriz não desanimou.

A estudante Beatriz ainda destacou a importância do treinamento constante: ‘Eu não treinei tanto quanto deveria, pois já tinha ido muito bem no ano anterior. Isso foi uma das coisas que mudei em 2023, passei a fazer duas redações por semana, porque isso faz com que você tenha repertório para escrever sobre qualquer tema.’

Mais uma dica valiosa que a estudante trouxe para obter sucesso na redação é manter-se informada sobre as atualidades, dando foco especialmente nas áreas de meio ambiente e saúde, temas frequentes nas provas. ‘É preciso saber o que está acontecendo no mundo’, enfatizou ela.

Após celebrar a conquista da nota mil, Beatriz aguarda a abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na segunda-feira (22). Além de escolher a primeira opção de medicina na Ufba, ela acompanhará as notas das outras instituições públicas que oferecem o curso para escolher uma segunda opção.

Da redação do Acontece na Bahia

Foto: Arquivo Pessoal