Após viralizar na internet, Paciente com Síndrome de Down que recebia oxigênio nos braços do enfermeiro consegue transferência

Uma notícia tomou as manchetes dos jornais nesta manhã de quarta-feira (27). Uma foto de um enfermeiro que abraçou e deu oxigênio a um paciente com síndrome de Down comoveu internautas de todo país. O profissional tentava tranquilizar o paciente que havia sido diagnosticado com Covid-19 e estava com medo de utilizar o equipamento para respirar.

O caso aconteceu na sexta-feira (23), em um hospital na cidade de Caapiranga, a 134 Km de Manaus. De acordo com a irmã do paciente, identificado como Emerson Junior Loureiro, de 30 anos, estava em tratamento para Covid no Local.

Ainda segundo ela, Emerson estava com medo de utilizar a máscara de oxigênio. “Meu irmão não queria deixar colocar a máscara para receber oxigênio pois se sente incomodado. Eu tinha acabado de sair de perto dele e o enfermeiro me disse: ‘deixa que eu faço, deixa que eu cuido’. Foi quando ele abraçou o meu irmão e, só por meio desse gesto, que ele se sentiu seguro. Foi muito bom”, contou ao jornal G1.

O enfermeiro Raimundo Nogueira falou com a equipe reportagem sobre o belo gesto e contou que usou o abraço para ganhar a confiança do paciente.

“Como ele não entende, pois é um paciente especial e eu cheguei próximo dele, dei um abraço, e eu consegui ofertar oxigênio. Assim, ele percebeu que aquele oxigênio fazia parte do tratamento sim, pois até melhorou a respiração dele”, disse.

Assim, após a comoção gerada pela foto, o homem conseguiu a transferência para uma um leito de UTI em Manaus.

Apesar da boa notícia, a cidade ainda vive colapso do sistema de saúde e há escassez de insumos e leitos de UTI para atender os pacientes. A cidade vive um novo surto de Covid e o estoque de oxigênio ainda é pequeno.

Da redação Acontece na Bahia.