Após negociação, Governo Federal confirma a compra de 14 milhões de doses da vacina Pfizer até junho

Uma boa notícia circulou nas redes nesta manhã de segunda-feira (8). Após negociações, o Governo Federal acertou hoje (8) a antecipação de 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, totalizando 14 milhões de unidades compradas no primeiro semestre.

De acordo com O assessor especial do Ministério da Saúde Airton Soligo, o volume total de 99 milhões de doses se mantém em 2021, porém, haverá uma antecipação na entrega.

“Tínhamos uma previsão da Pfizer de 99 milhões de vacinas esse ano. O que prevê o contrato: 2 milhões em maio, 7 milhões em junho e 10 milhões até o início do último trimestre. O que presidente da Pfizer garantiu ao presidente Bolsonaro hoje: a antecipação de 5 milhões do segundo semestre para maio e junho”, afirmou Soligo em entrevista no Palácio do Planalto.

“Ou seja, dos 9 milhões que nós tínhamos previsto, se incorporarão mais 5 milhões de doses, passando para 14 milhões”.

Em reunião com CEO da Pfizer, Albert Bourla, o governo federal confirmou a antecipação após a empresa ter afirmado o aumento da produção diária de 1,5 milhões de doses para 5 milhões.

O ministro da Economia Paulo Guedes comemorou o acordo e comentou: “Nossa grande luta, grande guerra, como economia e saúde andam juntas, é antecipar a vacinação em massa. Então, todo o esforço é para antecipar”

Além dele, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do advogado-geral da União (AGU), José Levi Mello, compareceram à conferência da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Da redação Acontece na Bahia.