Search
Close this search box.

Após autorização da ANVISA, Fiocruz irá produzir insumos da vacina AstraZeneca.

Nesta sexta-feira (30), foi aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que a Fundação Oswaldo Cruz produza o insumo Farmacêutico Biológico (IFA) da vacina Oxford/AstraZeneca.

“Com isso, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes pilotos em escala comercial, da vacina Covid19 (recombinante) com o IFA produzido no Brasil. A produção será destinada ao SUS. Após a realização dos testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização de uso emergencial”, informou a Anvisa.

De Acordo com a Anvisa, a aprovação técnica veio após inspeção que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção e concluiu que Bio-Manguinhos cumpre os requisitos das Condições Técnico-Operacionais (CTO) para iniciar a produção dos lotes.

A Fiocruz trabalha com a previsão de que a “validação dos processos do IFA nacional” esteja concluída em julho para depois solicitar a inclusão do novo local de fabricação do insumo no registro da vacina. “Com isto, a partir de agosto, a Fiocruz já começará a entregar vacinas 100% produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz”, informa a fundação.

Da redação do Acontece na Bahia