Anvisa libera uso de novo coquetel contra a Covid-19: “Poderoso”

Uma boa notícia chamou a atenção dos leitores nesta tarde de terça-feira (20). O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), almirante Antônio Barra Torres, assinou a liberação do uso de um novo coquetel de remédios contra o coronavírus em que chamou de “poderosa arma contra a pandemia”.

Os medicamentos casirivimabe e imdevimabe são da classe dos anticorpos monoclonais e foram liberados pela Anvisa nesta terça-feira (20/4) pela diretoria colegiada do órgão.

“Estamos fazendo uma entrega de tratamento a pacientes que estão numa janela de tratamento que pode vir a ser mais grave, como a necessidade de uma intubação. Os medicamentos poderão reduzir o risco de casos graves, o que é importante no momento atual. É entrega de uma poderosa arma no combate da pandemia de Covid-19”, afirmou o Antônio Barra.

A terapia de anticorpos monoclonais é uma das técnicas de medicamentos mais inovadores da atualidade. Eles são utilizados para tratar câncer e doenças autoimunes e são feitos através de engenharia genética.  De acordo com os estudos, o uso combinado dos medicamentos reduziu em 70,4% o tempo de internações e de mortes em pacientes internados.

“O uso reduziu a carga viral, o que é um achado importante. O perfil de segurança também teve boa aceitação”, afirma Gustavo Mendes, gerente da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Ambos os medicamentos são legalizados e utilizados no tratamento contra a Covid-19 nos Estados Unidos e países europeus.

Da redação Acontece na Bahia.

Tag(s): , , .

Categoria(s): Destaque.

Comente: